Quem Somos

A II Semana Nacional de Comunicação Ambiental é organizada pelo PET-ECO (Programa de Educação Tutorial da Escola de Comunicação). O PET foi criado a partir de uma iniciativa do MEC e é um projeto edificado em três bases: pesquisa, ensino e extensão. O PET da Escola de Comunicação da UFRJ procurou sempre contemplar, em todos os três pilares, uma problemática tão importante para o bem-estar social, mas que até hoje não é encarada com a seriedade que merece: a questão do meio ambiente.

O PET-ECO, grupo composto por doze bolsistas e coordenado pelo professor Mohammed ElHajji, vem desenvolvendo pesquisas científicas, principalmente em torno da área da comunicação ambiental. Parte dos frutos da pesquisa pode ser encontrada no site PET Ambiental. Inclusive, no segundo semestre de 2007, o grupo ministrou a disciplina Comunicação Ambiental na Escola de Comunicação da UFRJ. O curso esteve apoiado em uma apostila que surgiu da pesquisa realizada pelos próprios bolsistas e uniu as principais linhas teóricas sobre o assunto. Além disso, dois integrantes do Programa já apresentaram trabalhos afins em congressos, como o Intercom Nacional de 2008 e o grupo ficou encarregado da oficina de Comunicação Ambiental no Intercom Sudeste 2009.

A parte da Extensão não teve menos importância: em 2007 aconteceu a primeira I Semana Nacional de Comunicação Ambiental, um projeto que trouxe discussões abertas à comunidade e gerou ampla reflexão sobre o tema, envolvendo especialistas acadêmicos e profissionais do ramo. Percebendo por relatos dos participantes o quão interessante foi essa iniciativa e o quanto outros debates acerca do assunto teriam a acrescentar, surgiu o desejo de realizar a II Semana Nacional de Comunicação Ambiental, prestes a se tornar realidade no próximo mês.