II Semana Nacional de Comunicação Ambiental

Pode-se dizer que só recentemente os seres humanos começaram a se dar conta da necessidade de proteger o meio ambiente. Foi necessário que os impactos da sua própria presença o atingissem para que o homem começasse a lidar com a real possibilidade de estar alterando a natureza do planeta. Durante séculos a degradação foi ignorada, pois, por mais que prejudicasse os demais seres vivos, o homem recebia uma série de benefícios que em certos aspectos contribuíram para sua evolução.

Nos dias 24 e 25 de Agosto, o campus da UFRJ da Praia Vermelha será palco de um evento muito importante, não pela sua magnitude, mas sim pela seriedade do assunto que aborda. A II Semana Nacional de Comunicação Ambiental busca, à medida que leva descobertas do âmbito científico para o conhecimento público, tornar evidentes as ferramentas que a comunicação proporciona para a realização de uma gestão socioambiental eficiente e, assim, permitir que o homem se dê conta dos prejuízos que causa a si mesmo e aos demais, e da necessidade de encontrar meios para amenizá-los e revertê-los.

Sem deixar de lado os ideais, a Semana tem como objetivo suscitar a iniciativa de ações de proteção ao planeta, mas que, ao mesmo tempo, sejam cabíveis dentro do cenário capitalista que permeia a maior parte das Nações contemporâneas. Tendo em vista esse panorama, o tema central do evento será “Sociedade de Consumo e Práticas Sustentáveis”, o qual servirá como diretriz para os debates dos painéis temáticos da conferência e das três mesas.

O PET-ECO (Programa de Educação Tutorial da Escola de Comunicação), grupo de bolsistas responsáveis pelo evento, acredita que é necessário conscientizar a população de que proteger o meio ambiente é um modo de atingir uma relação de simbiose com os ecossistemas em que vivemos, uma vez que garantir a preservação ambiental trará benefícios aos seres humanos também. Esse cuidado por sua vez, pode ser potencializado pelo modo como lidamos com a comunicação, seja em termos jornalísticos ou publicitários. Dessa forma, ao mesmo tempo em que contempla diferentes habilitações do curso, a II Semana Nacional de Comunicação Ambiental fornece bases a estudantes e cidadãos para a construção de uma consciência socioambiental mais atual e menos ingênua.